"Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles." Rui Barbosa

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

AFEA SC INICIA MOBILIZAÇÃO DOS FILIADOS

A Diretoria da AFEA SC iniciou neste mês de agosto mobilização de seus sócios através de reuniões com a presença do assessor jurídico.

Já aconteceram duas reuniões, uma em Florianópolis e outra em Criciúma com a presença de 87 sócios entre agrônomos e veterinários.

                                           Foto 1 : Reunião em Florianópolis

No decorrer do mês de setembro outras reuniões serão programadas nas diversas regiões do estado.

Nas ocasiões Dr. Guilherme esclarece e informa que o “Ato de fiscalizar é privativo do Estado e que nosso Estado não está cumprindo o que o Direito Administrativo determina”.

O parecer, recentemente emitido pela assessoria jurídica da Cidasc, dizendo que a condição de ser agrônomo ou médico veterinário, por si tem a fiscalização como competência, reafirma a má vontade da Cidasc em bem encaminhar esta questão para que a estrutura do estado venha a pelo menos nos reconhecer.

Esclarecemos que o parecer emitido em 2010, também pela assessoria jurídica da Cidasc, afirmava que há necessidade de se regularizar a nossa situação.

Percebe-se estar estabelecido um jogo de empurra-empurra.

Afora isto, a Comissão de revisão do PCS, está travada, e a permanecer tal ritmo, não atenderá os prazos.

Por outro lado, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca ainda não emitiu seu parecer para que o Processo 055/2012 da Cidasc siga até a Procuradoria Geral do Estado.

E mais, o alto escalão da Companhia está a propalar uma reforma administrativa, da qual não sabemos quem faz parte para que possamos humildemente contribuir.

                                           Foto 2: Reunião em Criciúma

Neste tempo de dois anos de existência da AFEA SC, nos debruçamos a estudar os exemplos de mais de quinze estados brasileiros, que poderão servir de exemplo para Santa Catarina, evidentemente com as necessárias adaptações.

Desejamos contribuir para a solução de um problema que não é somente nosso, mas acima de tudo do Estado de Santa Catarina.

Sem contar com ameaças de demissões a partir de 2013. E quanto a esta questão Dr Guilherme é enfático: “Se o empregado público tem que cumprir requisitos para entrar (concurso público), tem que haver requisitos para ser demitido”. 
 
Diante deste quadro de descaso para com os profissionais da área finalística da Cidasc e de falta de vontade política para resolver um problema que é do Estado, nos resta organizar uma grande mobilização, já iniciada e que será estendida a todos os sócios da Associação dos Fiscais Estaduais Agropecuários.

Lúcia Cimolin – presidente da AFEA SC


3 comentários:

  1. QUE DEMISSÕES PODEM OCORRER? MAS NÃO HÁ FALTA DE MÉDICO VETERINÁRIOS? ALGUÉM SABE DE ALGO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve estar brincando...

      Considerando a contratação de 120 profissionais, que seriam destinados para a Inspeção Sanitária (SIE), conforme determinação judicial e,
      Considerando que a Cidasc, inconstitucionalmente, está terceirizando o Serviço de Inspeção, deixando considerável porção destes disponível para outras atividades da empresa;
      Considerando a disposição (apesar de ser juridicamente questionável) dos funcionários do Icasa, que atendem com sobra, as demandas da Agroindústria Catarinense, principalmente neste momento de abertura de mercado para a carne suína ao Japão.

      Quem acha, realmente, que faltam veterinários na empresa?

      Excluir
    2. Atendem com sobra? ahahahah Isso quando descem do carro pra pegar a assinatura do produtor né?

      Excluir