"Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles." Rui Barbosa

quarta-feira, 9 de maio de 2012

AFEA SC é representada na III Conferência Nacional de Defesa Agropecuária


Durante a III Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária, em evento realizado no dia 27 de abril, em Salvador/Bahia, a médica veterinária Eleanora Schmitt Machado, Diretora Sócio Cultural da Associação dos Fiscais Estaduais Agropecuários de Santa Catarina, representou os fiscais catarinenses.

Na ocasião, o presidente da União Nacional dos Fiscais Agropecuários – UNAFA, Francisco Saraiva, apresentou quadros estatísticos demonstrando a situação do serviço de fiscalização agropecuária nos estados brasileiros.

Dados referentes à remuneração, existência ou não de carreira, adicionais de insalubridade, de localização, número de profissionais, estrutura das instituições estaduais de defesa, e forma de atuação dos profissionais, demonstraram que não há harmonização da atividade como um todo, no território nacional.

Que a metade dos estados brasileiros já têm Carreira de Fiscal Estadual Agropecuário implantadas e mais três estados em tramitação.

As instituições que representam tais profissionais dividem-se em : 41% são Associações, como é o caso da AFEA SC; 30 % são Sindicatos e 29 % ainda não estão agrupados em torno de uma instituição representativa.

No Brasil, são mais de 7.500 servidores estaduais que atuam na fiscalização agropecuária, entre fiscais, técnicos e auxiliares.

Informou também que a maior parte das associações e sindicatos tem sua arrecadação através de desconto na folha de pagamento, devidamente autorizada por declaração dos sócios.

Isto vem reforçar o nosso pleito, feito no mês de abril à Diretoria da Cidasc e até o momento sem resposta, para que o desconto em favor da AFEA SC seja através de desconto em folha.

Por fim foram deliberados encaminhamentos quanto ao acompanhamento da PEC 97, em trâmite na Câmara Federal e outras recomendações aos estados.

Fonte:
Informações recebidas da UNAFA
Redação de Lúcia Cimolin, presidente da AFEA SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário