"Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles." Rui Barbosa

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Comissão de Agricultura do RS discute Criação de Carreira de Fiscal Estadual Agropecuário

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da AL-RS deve debater com secretários, parlamentares e representantes do setor o aumento da fiscalização sanitária na divisa com Santa Catarina e fronteiras. Os principais pleitos são a criação efetiva do cargo de Fiscal Agropecuário e a reestruturação do serviço de defesa animal e vegetal do Estado.

O encaminhamento foi dado na quinta-feira, 16 de março, pelo coordenador da Frenteagro do parlamento, deputado Jerônimo Goergen (PP).

A proposta já tem redação final e parecer jurídico favorável.

A criação do cargo junto ao governo estadual é uma antiga reivindicação do setor agropecuário gaúcho, bem como dos servidores. A atuação do profissional fiscal estadual agropecuário atenderá as demandas de fiscalização, as necesssidades das emergências sanitárias e controlará o trânsito animal e vegetal, necessário 24 horas por dia, 7 dias por semana. Atualmente, o serviço é feito pelos médicos veterinários, engenheiros agrônomos e auxiliares, todos servidores da Seappa.

No âmbito federal, a carreira de Fiscal Agropecuário já foi criada a mais de 10 anos, o que em muito contribuiu para a melhoria do atendimento, qualificação dos produtos brasileiros frente aos mercados internacionais , bem como da segurança alimentar proporcionada à sociedade brasileira.

Segundo o deputado, "A criação do cargo é necessária para que os servidores da Secretaria da Agricultura possam melhor exercer as atividades fiscais sanitárias. A implantação de fiscalização 24 horas será importante para que todas as cargas provenientes de Santa Catarina e da fronteira passem pela inspeção da vigilância sanitária", diz Jerônimo.

De acordo com a Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro), são 1.065 funcionários atuando no Rio Grande do Sul.

Fonte: Agora-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário