Na oportunidade o Governador do Estado, relatou desconhecer o fato, afirmou que o Estado de SC foi agredido e que determinará a atuação de um Delegado Especial para o caso.
O mesmo Manifesto foi entregue simultaneamente em várias regiões do Estado por membros da AFEA SC (Médicos Veterinários, Engenheiros Agrônomos e Técnicos Agrícolas concursados da CIDASC) aos Secretários das SDRs, em uma ação coordenada e que visa chamar a atenção para a necessidade de criar a carreira de Fiscal Agropecuário em SC, fortalecendo juridicamente e com isso garantir as ações Fiscais, combatendo a ilegalidade, irresponsabilidade e abusos, que contam com a impunidade como no caso ocorrido em São José do Cedro, onde o proprietário do Frigorífico Malvessi - Antoninho Malvessi (político local) ameaçou com uma faca e três homens ligados ao mesmo agrediram covardemente o FEA Guilherme Takeda, após ter seu estabelecimento interditado por questões sanitárias.
Algumas dessas entregas estão acima, a receptividade por parte dos Secretários de Desenvolvimento Regional foi boa e os mesmos se comprometeram com seu apoio levar ao Governador o sentimento de gravidade do fato ocorrido.
No mesmo dia, fazendo parte da ordenação das ações da AFEA SC foi protocolada uma solicitação de AUDIÊNCIA, com o Manifesto anexado; com o Governador Raimundo Colombo, na Casa Militar em Florianópolis. Estamos certo da sensibilidade do nosso Governador para a atenção que a situação da Fiscalização Agropecuária em nosso estado requer.
Somos referência nacional brasileira em Sanidade Animal e Vegetal, com reconhecimento diferenciado internacionalmente, o trabalho efetuado arduamente anos a fio pelos Fiscais Estaduais Agropecuários, não pode ser desprezado e tem que ter a continuidade e valorização que merece e isso deve ser mantido com responsabilidade e legalidade.
Os FEAs envolvidos nessa mobilização estão de parabéns e fazem a diferença!
Luiz Claudio Todeschini
Presidente