"Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles." Rui Barbosa

domingo, 29 de setembro de 2013

ENTREGA DE MANIFESTO AO GOVERNADOR

São Miguel do Oeste, Governador, Raimundo Colombo recebe das mão do FEA Ody Gonçalves o Manifesto contra a violência sofrida pelo FEA Guilherme Takeda
São Miguel do Oeste, Governador, Raimundo Colombo recebe das mãos do FEA Ody Gonçalves, pasta com documentos, entre eles  o Manifesto da AFEA contra a violência sofrida pelo FEA Guilherme Takeda.

Na oportunidade o Governador do Estado, relatou desconhecer o fato, afirmou que o Estado de SC foi agredido e que determinará a atuação de um Delegado Especial para o caso.

O mesmo Manifesto foi entregue simultaneamente em várias regiões do Estado por membros da AFEA SC (Médicos Veterinários, Engenheiros Agrônomos e Técnicos Agrícolas concursados da CIDASC) aos Secretários das SDRs, em uma ação coordenada e que visa chamar a  atenção para a necessidade de criar a carreira de Fiscal Agropecuário em SC, fortalecendo juridicamente e com isso garantir as ações Fiscais, combatendo a ilegalidade, irresponsabilidade e abusos, que contam com a impunidade como no caso ocorrido em São José do Cedro, onde o proprietário do Frigorífico Malvessi - Antoninho Malvessi (político local) ameaçou com uma faca e três homens ligados ao mesmo agrediram covardemente o FEA Guilherme Takeda, após ter seu estabelecimento interditado por questões sanitárias.









Algumas dessas entregas estão acima, a receptividade por parte dos Secretários de Desenvolvimento Regional foi boa e os mesmos se comprometeram com seu apoio levar ao Governador o sentimento de gravidade do fato ocorrido.

No mesmo dia, fazendo parte da ordenação das ações da AFEA SC foi protocolada uma solicitação de AUDIÊNCIA, com o Manifesto anexado; com o Governador Raimundo Colombo, na Casa Militar em Florianópolis. Estamos certo da sensibilidade do nosso Governador para a atenção que a situação da Fiscalização Agropecuária em nosso estado requer.

Somos referência nacional brasileira em Sanidade Animal e Vegetal, com reconhecimento diferenciado internacionalmente, o trabalho efetuado arduamente anos a fio pelos Fiscais Estaduais Agropecuários, não pode ser desprezado e tem que ter a continuidade e valorização que merece e isso deve ser mantido com responsabilidade e legalidade.

Os FEAs envolvidos nessa mobilização estão de parabéns e fazem a diferença!

Luiz Claudio Todeschini
Presidente


terça-feira, 24 de setembro de 2013

REUNIÕES REGIONAIS EM SETEMBRO

Cumprindo nosso objetivo de manter os associados com o maior número de informações possíveis, cientes dos passos e conquistas, a AFEA SC vem realizando Reuniões Regionais.
Concentramos dos dias 14 ao 21 de setembro algumas reuniões em vários pontos do Estado.
Começamos em Concórdia, fomos à Chapecó, Joaçaba, Campos Novos, Videira, Blumenau e encerraríamos em Tubarão, com duas regionais, participando também Criciúma, porém as chuvas e riscos advindos de tamanho volume de precipitação previsto, fez com que preventiva e acertadamente, cancelássemos essa última reunião.

Concórdia

Chapecó
 Durante cada reunião as ações realizadas pela AFEA SC em suas duas diretorias, foram elencadas e discutidas, as metas e objetivos iniciais e seu ajustamento a medida que novas informações e conhecimentos legais surgiram levadas ao conhecimento de todos FEAs.





As trocas de informações com integrantes de sindicatos e associações de outros Estados nas Assembleias da UNAFA, as dificuldades, o tempo e os caminhos encontrados por eles na construção de nossa estratégia em SC.




Joaçaba
                                                                                                                                                        O papel da UNAFA, entidade de âmbito nacional que congrega as associações e sindicatos estaduais, seu trabalho e organização.
A ANFA Sindical, Sindicato dos Fiscais Federais Agropecuários e   a força destas entidades a nível de Brasil. O papel do agronegócio na economia e a importância da Fiscalização Agropecuária.  





           
Campos Novos
Videira

Blumenau
 A participação dos FEAs em cado local foi de extrema importância, com suas sugestões, críticas e demonstração de engajamento e disposição de luta nos surpreendeu positivamente.
Muito claro hoje está a situação de SC na FISCALIZAÇÃO AGROPECUÁRIA, suas conquistas, seus problemas jurídicos e possíveis soluções.
Temos uma meta e nossas ações definidas de forma muito clara e objetivas, desejamos mais que qualquer outro nível hierárquico, manter e aumentar o nosso "Status Sanitário Agropecuário", acreditamos na Democracia e respeitamos a nossa Constituição e sedimentados nessas convicções é que avançamos de forma organizada e responsável, buscando o diálogo com o Governo Estadual, conforme protocolo na Casa Militar, de audiência com o Governador do Estado, Sr. Raimundo Colombo, para que iniciemos a adequação merecida de todos envolvidos no Sistema que garante a Santa Catarina o papel de destaque nacional
Trabalhamos por uma Fiscalização Agropecuária estruturada, responsável, legal, motivada e isenta de interferências econômicas e políticas perniciosas, realizada com total isenção pelo Estado, como determina nossa Constituição Federal.

Finalizando, agradeço imensamente a cada um que participou e também aos que não puderam estar presentes, mas que depois demonstraram engajamento, foi muito prazeroso reencontrar e encontrar amigos e sentir que somos sim muito unidos e acreditamos no que estamos fazendo, que vale realmente a pena, IGNORÁVAMOS A FORÇA QUE TEMOS!!! Um grande abraço a cada um, esse é o combustível que move nossas ações!

Luiz Claudio Todeschini

Presidente




quinta-feira, 19 de setembro de 2013

UNAFA - União Nacional dos Fiscais Agropecuários envia Nota de Repúdio


NOTA DE REPÚDIO A UNAFA (União Nacional dos Fiscais Agropecuários) repudia, com a veemência que atos dessa natureza impõem, a agressão sofrida pelo companheiro Fiscal Estadual Agropecuário/Médico Veterinário Guilherme Takeda, em Santa Catarina. Capangas a serviço de proprietário de frigorífico interditado pelo servidor público o agrediram covardemente, incentivados pelo “empresário”, que antes tentara atingi-lo com uma faca. O fiscal, no cumprimento de sua atividade em defesa da Saúde Pública, constatou profundas irregularidades no abatedouro Malvesi Sie n° 734. Procedeu de forma a prevenir grave ameaça aos consumidores que se utilizam dos produtos oriundos da “empresa”. E foi alvo do destempero do dirigente e de seus asseclas. Num desrespeito aos servidores agropecuários e aos dispositivos legais com os quais trabalham. A agressão estende-se à CIDASC (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) e ao seu corpo de diretores e servidores, atacados em sua missão de promover ações de sanidade animal e vegetal, preservar a saúde pública, assegurar bons resultados ao agronegócio e garantir o desenvolvimento sustentável do Estado. A UNAFA, pela sua diretoria, manifesta reprovação ao ato de que foi vítima o companheiro, solidariza-se com ele e seus familiares, associa-se à indignação dos companheiros de repartição e da AFEA/SC, considera pertinente a interdição e apoia a posição adotada pelas entidades representativas das categorias na defesa da integridade física do agredido e na busca de reparação pela agressão. Esta entidade também reafirma sua disposição de manter-se atenta a essas condutas criminosas contra os integrantes das categorias que labutam na defesa agropecuária nacional, de denunciá-las nos foros competentes e de ter das autoridades a resposta necessária à condenação desses abusos. Todo apoio da UNAFA aos seus representados!

Francisco Saraiva da Silva Júnior Presidente

SCS, Quadra 08, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club, Brasília/DF – CEP: 70.302-912
www.unafa.com.br / contato@unafa.com.br

domingo, 15 de setembro de 2013

PETIÇÃO

VAMOS ULTRAPASSAR 1000 ASSINATURAS ESSA SEMANA PARA ENVIAR AO GOVERNADOR, COMPARTILHEM MUITO E VAMOS MOBILIZAR O SANTA CATARINA E O BRASIL, POIS ESSE TIPO DE VIOLÊNCIA E OMISSÃO NÃO É EXCLUSIVIDADE NOSSA!

Segurança moral e física dos Médicos Veterinários Inspetores e Fiscais Agropecuários do Estado de Santa Catarina


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

TRISTE REALIDADE

Depois de grande pressão dos FEAs do quadro da CIDASC, profissionais da área, outros órgãos de classe a associações, a diretoria da CIDASC se pronuncia a respeito do CASO TAKEDA    http://www.cidasc.sc.gov.br/blog/2013/09/13/nota-de-esclarecimento/

O site da empresa pública de SC, responsável pela Defesa Agropecuária- CIDASC, estampou uma nota de esclarecimento no dia de hoje, com toda a sua excelência. Mais uma vez demonstrou publicamente a não valorização e o desinteresse pelo trabalho e empenho dos FEAs, pois preocupou-se mais em afirmar como suficientes suas ações e dona absoluta da verdade sobre o ocorrido desconsiderando as vastas publicações nas redes sociais, blogs e sites que percorreram o Brasil, denunciando a COVARDE AGRESSÃO A UM FEA, do que repudiar e empenhar-se para coibir tal conduta coronelística em pleno século XXI, sem perceber que tal agressão ultrapassa o FEA e atinge a instituição e o Estado, por ele representado.

Como sempre, muita informação sem embasamento e ações sem a virtude da legalidade e força necessária.
Segundo a nota, na segunda feira o estabelecimento foi formalmente informado e terá que regularizar a situação e o FEA "restabelecido" retornou ao local...

Tratou a tentativa de homicídio como uma banalidade, A VIDA HUMANA DESPREZADA, não foi enviado ninguém do jurídico da empresa para agilizar e realizar as demandas jurídicas necessárias.

Resolveu o problema do estabelecimento!

Uma semana depois publica uma nota de esclarecimento...
O delegado do caso afirmou que irá investigar a "suposta" agressão....

Me desculpem os que se iludem com as propagandas enganosas, mas...
Guilherme Takeda em reunião da AFEA SC

O caso Takeda excede qualquer limite da aceitabilidade e requer especial atenção e publicidade e não o largo caminho de não reconhecer as deficiências existentes e buscar corrigi-las com eficácia e coma participação técnica dos FEA, pois além do mesmo, foram ameaçados o FEA Diogo Gadoti, que o acompanhava e suas famílias.

O fato é um divisor de águas e somente uma punição exemplar pode reverter a situação caótica a que estamos submetidos diuturnamente.

Tenho certeza que nosso colega Takeda, não gostaria de ser mártir, o que talvez será necessário para que ocorra uma verdadeira mudança de rumos na Defesa Sanitária Catarinense.

Grandes lições advêm de grandes dores e a dor das famílias do Guilherme e do Diogo, a angústia que somente elas sentem em seus lares, essas ninguém pode remover, a não ser o tempo e o que construirmos juntos a partir de agora.

Luiz Claudio Todeschini
Presidente AFEA

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

AGRESSÃO COVARDE À FISCAL AGROPECUÁRIO

NOTA DE REPÚDIO


Sexta feira dia 06/09/2013 em São José do Cedro, o FISCAL ESTADUAL AGROPECUÁRIO, GUILHERME TAKEDA, no cumprimento de suas obrigações na defesa da SAÚDE PÚBLICA, interditou o FRIGORÍFICO MALVESSI SIE Nº 734. Foi ameaçado com uma faca pelo seu proprietário e ao tentar sair do local, foi perseguido e agredido por quatros homens que o espancaram.

Exigimos que a CIDASC  faça o seu papel de apoio ao colega agredido, garantindo sua integridade física, acionando o jurídico para acionar criminalmente os responsáveis e casse definitivamente o SIE do referido estabelecimento, pois empresários não são criminosos e este tipo de acontecimento deve ser tratado pela polícia e temos certeza que não é regra e sim a exceção que deve ser riscada do ramo.

Aqui fica nosso REPÚDIO  a todo ato de violência e covardia, e nossa indignação pela inexistência da CARREIRA DE FISCAL ESTADUAL AGROPECUÁRIO EM SC, a exemplo de 20 outros Estados Brasileiros que já a tem.
Ficamos a mercê de uma estrutura, tida como excelência, que conquistou a pelo empenho individualde seus FISCAIS DE FATO, MAS NÃO DE DIREITO, que arriscaram suas vidas, vacinando gado, sendo perseguidos, ameaçados, agredidos e as glórias conquistadas são espalhadas na mídia catarinense como se o Governo Estadual, a Secretaria da Agricultura e a Diretoria da CIDASC fossem os responsáveis pelo trabalho desenvolvido sempre a duras penas e heroicamente pelo AGENTE TÉCNICOS DE NÍVEL SUPERIOR, DE NÍVEL TÉCNICO E FUNDAMENTAL, que agem como FISCAIS ESTADUAIS AGROPECUÁRIOS EM TODOS OS NÍVEIS, os barreiristas ficam expostos dia e noite solitariamente a todos riscos sem o minimo apoio.

Senhor Governador Raimundo Colombo, solicitamos uma audiência urgente para conversarmos sobre essa situação que pode a qualquer momento sair do controle e provocar o caos econômico no Estado que tanto amamos.

Luiz Claudio Todeschini
Presidente da AFEA SC